quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Idade do Abandono.



Nascemos, crescemos e vivemos a vida até chegarmos a uma fase não muito esperada Para muitos, sim, chegamos à idade mais avançada e criticada pela maioria das pessoas. Vários idosos são abandonados pela própria família, por não quererem cuidar de “crianças velhas”, por terem que ter um maior cuidado com elas.
Existem vários asilos ou casa que cuidam de idosos abandonados, muitos deles prostrados, com problemas psicológicos, angustiados, depressivos, precisando de cuidados especiais.O abandono acarreta uma série de problemas físicos e emocionais, não só nos mais frágeis no caso dos idosos, como também aos Jovens.
Algumas casas que “cuidam” dos idosos não têm a mínima condição de tratá-los chegando ao ponto de as suas vidas piorarem, dentro delas ocorrem vários fatores prejudiciais à eles, como abusos, agressões físicas e emocionais, por sempre estarem lembrando de sua vida sofrida ou mesmo de dizer: velho, você não serve pra nada!.
Já a outras casas fazem totalmente o contrario, ou seja, o correto a se fazer, os idosos são cuidados como filhos, como verdadeiras crianças. Percebemos nos seus sorrisos a vida que levam. Quando temos a oportunidade de visitas a uma casa assim vemos o tamanho da importância que cada um deles tem, de primeira vemos as doenças físicas, logo depois vemos algo que resplandece, um sorriso, é algo lindo, o mais interessante é a historia de vida de cada um por ter superado tudo com força e coragem, como é gratificante vermos exemplos de vida assim, que em meio à tantas lutas é feliz!
Idoso também é humano, e pelo fato de terem mentes de crianças requer um maior cuidado, devemos amar e respeitar essa idade linda, e está sempre disposto a cuidar... Hoje mesmo com tudo que está acontecendo um asilos comandados por pessoas hipócritas e sem caráter, podemos nos levantar em prol de uma mudança, pois essa é a idade encaminhada à morte e não há nada mais belo do eu vê-los com um sorriso estampado em sua face, e sabermos que um dia, de alguma forma contribuímos para que isso acontecesse...

Escrito por: Mariana Rocha.

Um comentário:

  1. Parabéns Marina pelo texto. Fico muito feliz por sua maneira de ver a vida e a forma como expressa sua opinião através da escrita.
    Sabe, no Oriente ser idoso é sinônimo de sabedoria e respeito, já no ocidente como você mencionou claramente, tem visto a 3º idade como algo ruim.

    Continue assim ....

    Abraço,

    ResponderExcluir